Castramóvel atende gratuitamente animais da região de Cajazeiras

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A auxiliar veterinária Juliana Santos, de 23 anos, é tutora de Liz, uma cadela de quatro anos, da raça Pitbull, e levou o pet ao Castramóvel, na manhã desta quinta-feira (9), como alternativa de prevenção para a reprodução animal e doenças. “Liz já deu quatro crias e como os anticoncepcionais para animais não são métodos tão seguros, eu optei por trazê-la para realizar a castração. Essa é uma forma de prevenir mais uma gestação e também de proteger das doenças que podem acometer o animal não castrado”, explica.

Quem também passou pela cirurgia foi Bela, uma cadela mestiça de apenas um ano. Apesar da preocupação, a dona de casa Joanice Santos revelou ter se sentido mais segura quando chegou ao local. “Eu estava muito nervosa, pois não sabia como ia ser com Belinha, mas cheguei aqui e a equipe foi muito acolhedora. Eles me explicaram todo o procedimento e a segurança que vai trazer para a minha cadela. Agora estou mais tranquila, pois sei que é a melhor opção para ela”, disse a tutora.

Atendimento – O Castramóvel, unidade itinerante de cirurgia de esterilização para cães e gatos, está instalado no estacionamento da Unidade de Saúde da Família (USF), localizada em Cajazeiras V, na Rua D, quadra D, setor 2. O serviço oferece aos tutores da região a oportunidade de levar seus animais para realizar o procedimento de forma gratuita.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, por ordem de chegada, com vagas limitadas e o agendamento deve ser realizado presencialmente. Nas segundas, quartas e sextas-feiras a castração é exclusiva para os felinos, já nas terças e quintas-feiras o local recebe os cães.

O responsável pelo animal deverá portar o RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica do animal atualizado em até um ano. O animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, incluindo água.

Uma outra unidade do Castramóvel segue no Jardim Botânico, na Avenida São Rafael, no bairro de São Marcos. O atendimento nos locais acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, por ordem de chegada.

Prevenção – A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet, por prolongar a vida do animal. Além disso, previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas.

A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal. “A castração é uma forma de contribuir para o controle populacional, além de gerar benefícios à saúde do animal” afirma Michelle Holanda, diretora de Promoção à Saúde e Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Dipa/Secis).

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS