Codesal volta a acionar sirenes em três comunidades de Salvador

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Devido ao risco de deslizamento de terra resultante do encharcamento do solo pelas chuvas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) voltou, na manhã desta quinta-feira (25), a acionar as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades do Calabetão, Voluntários da Pátria e Baixa do Cacau. As sirenes são acionadas quando são registradas chuvas fortes acima de 150 mm em 72 horas.

Seguindo o que determina o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), a Codesal havia acionado, nos dias 7 e 8 deste mês, as 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em 14 áreas de risco prioritárias: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria. 

No último dia 15, as sirenes das comunidades de Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) voltaram a ser acionadas. Os moradores naquelas comunidades foram conduzidos a uma unidade de acolhimento localizada em escola do município, onde ficam abrigadas até a cessação do risco.

“As pessoas devem ficar atentas, procurar sair de suas casas ao menor sinal de risco, buscar abrigo em locais seguros, mesmo que a intensidade da chuva se reduza, pois o solo continua bastante encharcado e é grande o risco de deslizamento”, alerta o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Previsão do tempo – A previsão para esta quinta-feira é de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de até 90% de chuvas moderadas a fortes, a qualquer hora do dia. Os maiores acumulados de chuva em 12 horas na capital baiana, dados atualizados às 16h de ontem (24), foram registrados em Massaranduba (87,6mm), Boa Vista de São Caetano (86,6mm), Capelinha – Vila Picasso (77,4mm), Calabetão (70,2mm) e Uruguai (69,2mm).

Durante este mês, já choveu na cidade 775,2mm (até as 10h30 de hoje), segundo a estação pluviométrica de Ondina, usada como referência. A média histórica para todo o mês é de 284,9mm.

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec). As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins.

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Quem quiser receber alertas gratuitamente pelo celular basta enviar um SMS para 40199 e informar o número do CEP do local onde mora.

Texto: Ascom/Codesal

Pular para o conteúdo