Com investimento de R$10 milhões, Prefeitura inicia reconstrução de escola em Cajazeiras VIII

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador iniciou nesta terça-feira (7) a reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rafael de Oliveira, em Cajazeiras VIII. A ordem de serviço para início imediato das intervenções, que terão investimento de R$10,5 milhões, foi assinada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, em ato com a participação de autoridades e comunidade escolar.

A nova unidade escolar terá 10 salas de aula climatizadas e com renovação de ar para atender 250 alunos por turno. Com 2,1 mil metros quadrados de área construída, o projeto oferece parque infantil, brinquedoteca, acessibilidade total, solário, refeitório, lavanderia, depósito, sistema de captação de energia solar e guarita coberta com sanitário, subestação, miniquadra e sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O prefeito Bruno Reis voltou a afirmar que serão 52 novas escolas entregues pela gestão municipal desde 2021 – do total, 26 já foram inauguradas. Ele salientou que, neste momento, são mais de R$450 milhões aplicados em obras da Educação municipal e ressaltou que o orçamento deste ano para a área, de R$2,7 bilhões, é o maior da história da Prefeitura.

Ele também destacou a qualidade das novas escolas entregues pela Prefeitura, como o Cmei Rafael de Oliveira. “Essa escola sai de 4 para 10 salas de aulas, todas climatizadas, um prédio com uma unidade de ensino de alto padrão que não deixa a desejar a nenhuma escola particular. Esse tem sido o nosso foco, a nossa estratégia. Por que isso, prefeito? Porque a criança precisa ter alegria, felicidade de vir para a escola”, disse.

Bruno afirmou ainda que a Prefeitura prepara novidades para a área da educação. Um dos ‘spoilers’ passados pelo prefeito é que a gestão municipal vai oferecer a merenda da rede municipal para as creches e escolas comunitárias.

Ele também comemorou o sucesso da recomposição do aprendizado que tem sido ofertada aos sábados. “Tem sido um verdadeiro sucesso, com mais de 80% de frequência. E a presença aos sábados estimula a aumentar a frequência durante a semana, para a gente recuperar o déficit deixado pela pandemia. Se tem uma área que a pandemia deixou diversas consequências, talvez com a gravidade maior, foi a educação”, pontuou.

Infraestrutura – O secretário Thiago Dantas afirmou que o novo Cmei segue o alto padrão que tem sido implantado em Salvador e ressaltou o compromisso da gestão municipal com a Educação, em especial com a ampliação das vagas de tempo integral. “Esse Cmei que tem aqui em Cajazeiras vem para materializar esse compromisso, trazendo mais um equipamento de ponta para fortalecer ainda mais a educação infantil”, acrescentou.

Ele ressaltou que, mesmo com as fortes chuvas de abril, as intervenções na Educação continuam, com 26 novas unidades de ensino em obras. “Esse ano a gente teve um abril super chuvoso, mas tivemos muito menos intercorrências do que no ano passado. O plano de investimento está acontecendo, o cronograma está sendo cumprido, e isso vai impactar a realidade da rede, com uma infraestrutura excelente, para melhorar ainda mais essa qualidade de ensino”, frisou.

Diretora do Cmei Rafael de Oliveira há 16 anos, Nara Marta Silva Teles lembra que a unidade foi fundada em 1985, ou seja, funcionava em um prédio antigo. Hoje, a unidade atende a 152 crianças de 2 a 5 anos, em tempo integral e parcial. Ela ressaltou que a nova unidade é uma conquista para a comunidade.

“Um prédio novo, uma construção moderna, a nível de primeiro mundo, já com energia fotovoltaica, com captação de água da chuva, uma escola completamente sustentável, isso traz para a comunidade um consenso de dignidade, de pertencimento, de saber que está sendo vista, assistida e principalmente que está sendo ouvida”, afirmou.

A manicure Adneia Costa Brito comemorou a reforma. A filha dela, Helena, de cinco anos, já está na unidade de ensino há três anos. “Essa reforma é muito importante, porque a escola precisa. E agora vai ser perfeito, porque a escola vai ter uma estrutura de qualidade. O ensino é perfeito, a equipe é maravilhosa”, disse ela, contando que seus sobrinhos e suas irmãs já estudaram no local.

Professora de educação física, Mariusa de Araújo Rosa tem o filho Uriel, de dois anos, no Cmei e disse que a nova escola vai melhorar as condições para os alunos. “Eu estou muito feliz com essa reforma. A estrutura hoje é antiga, mas a nova escola vai ter quadra, salas com ar condicionado, mais áreas de lazer para as crianças. Eu acho que essa reforma vai ser uma maravilha”, contou.

Reportagem: Vitor Villar / Secom PMS