Horta nas Escolas mobiliza alunos da educação infantil municipal

Foto: Ascom/Secis

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Baronesa de Sauipe, na Ribeira, recebeu nesta quarta-feira (8) a implementação da horta escolar, mobilizando os alunos do Grupo II ao Grupo V. Ação é parte do programa Horta nas Escolas, iniciativa promovida pela Prefeitura de Salvador e executada em parceria entre as secretarias municipais da Educação (Smed) e de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

O titular da Secis, Ivan Euler, exaltou a necessidade de incentivar e conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância do contato com a natureza, além de estimular o consumo de alimentos saudáveis. “Esse trabalho de pegar a terra, de plantar as mudinhas e vê-las crescer é bem educativo e proveitoso, já que são produtos orgânicos produzidos aqui na escola e que podem ser reaproveitados para a própria merenda escolar”, completa.

Educação ambiental – Plautila Sousa Neves, diretora da escola, considera que a horta é o movimento do ser humano em contato com a terra e seu cerne inicial. “Quando visualizamos um projeto de implementação da horta, visamos resgatar a criança e sua conexão com a natureza, além de educá-las quanto à recondução de processos de plantar o seu alimento. Aquilo que você planta, aquilo que você cuida, você pode colher, pode te nutrir”, explica.

Ao todo foram plantadas oito manilhas e 120 hortaliças de variadas espécies, tais como cebolinha, alface verde e roxo, manjericão verde e roxo, pimenta biquinho e alecrim. O Cmei recebeu uma mangueira de água de 50 metros e 10 pacotes de sementes variadas para realizar a atividade.

O intuito do programa é despertar nos estudantes o hábito da alimentação saudável, bem como, o contato direto com a terra, fomentando uma cultura de educação ambiental. A Smed oferece o espaço dentro da escola para o cultivo e manutenção das hortas. Já a Secis fica encarregada da estrutura técnica e da orientação para que professores, alunos e comunidade escolar possam preservar e manter o funcionamento do projeto.