Salvador recebe encontro nordestino para debater arborização urbana e mudanças climáticas

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas será um dos temas do X Encontro Nordestino de Arborização Urbana (Enau), que será realizado entre os dias 14 e 16 de maio, na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu. O evento, cuja objeto central é “Nordeste brasileiro: uma riqueza de biomas e um desafio para arborização das cidades”, é coordenado pela engenheira agrônoma da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Lucineide Teixeira.

O encontro buscará divulgar na região Nordeste a importância da arborização das cidades e promover o fortalecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), parceira da Prefeitura de Salvador. No encontro serão trabalhados temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores, além de cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas. As inscrições podem ser feitas no site: https://enau.salvador.ba.gov.br/

“O planejamento urbano influencia diretamente na segurança das comunidades. Cidades bem planejadas, com áreas verdes monitoradas, podem prevenir situações de risco. A presença de árvores e vegetação ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como as ondas de calor e as enchentes, que podem representar riscos para a saúde e a segurança das pessoas”, explica a engenheira agrônoma.

Parceria – A Codesal e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) desempenham papéis fundamentais na área de planejamento urbano e gestão de riscos na cidade, com foco na preservação das áreas verdes. Os dois órgãos têm programas e projetos que visam fortalecer a infraestrutura verde da cidade, reduzir vulnerabilidades e promover uma gestão integrada e sustentável do meio ambiente urbano.

Um desses ações foi a parceria firmada com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), uma instituição sem fins lucrativos que busca o avanço e a modernização da arboricultura no Brasil. Na Bahia, Lucineide Teixeira foi nomeada coordenadora estadual da SBAU para a gestão iniciada em janeiro deste ano.

“Este encontro é uma oportunidade única para discutirmos estratégias e ações que visam tornar nossas cidades mais resilientes diante das mudanças climáticas. A arborização urbana desempenha um papel fundamental nesse processo, e estamos comprometidos em promover parcerias e iniciativas que contribuam para a construção de um ambiente urbano mais seguro e sustentável para todos os cidadãos”, afirma o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Texto: Ascom/Codesal

Pular para o conteúdo